Direitos do Consumidor

Como está a política do reembolso dos voos cancelados pelo coronavírus?

Voos cancelados - Liberfly
Voos cancelados por conta do coronavírus

As três maiores companhias aéreas brasileiras atualizam suas políticas de reembolso dos voos cancelados pelo coronavírus. Azul, Gol e Latam divulgou o que o passageiro pode fazer para não ser prejudicado pela pandemia.

Caso uma política divulgada não contemple seus dados e / ou rota de viagem, nossa sugestão é aguardar um pouco, pois as empresas atualizadas como regras com frequência, conforme evoluído uma situação.

Passagens resgatadas com pontos ou milhas seguem as mesmas políticas dos voos pagos, respeitando a validade dos mesmos. Se os seus pontos vencedores não tiverem período entre a emissão e os dados do cancelamento, a melhor opção é comparar o voo ou não solicitar o reembolso.

Voo Azul Liberfly

AZUL

Clientes com voos Azul com destino de/para Lisboa ou Porto, Estados Unidos e América do Sul previstos até o mês de setembro de 2020, poderão alterar ou cancelar seus voos. Confira as regras, abaixo:

  • Alterações: você poderá alterar a data do seu voo sem incidência de taxas de alteração desde que o novo voo seja realizado até 30 de setembro de 2020.
  • Cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custo de taxas de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 1 ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado, sendo o valor pessoal e intransferível)

Reservas realizadas em Agências de Viagens entre em contato com as mesmas para realizar os procedimentos de alteração.

Voo Gol - Liberfly

GOL

A Gol Linhas Aéreas flexibilizou as políticas de remarcação e cancelamento de viagens internacionais em voos operados pela empresa ou em conexão com companhias parceiras, válida para voos internacionais marcados para até 30 de setembro de 2020:

Cancelamento e crédito: você poderá cancelar sua viagem e manter o valor em crédito para voos futuros. O valor estará disponível integralmente por um ano, a contar da data da compra. Se optar por cancelar sua viagem e solicitar reembolso, não haverá taxa de cancelamento. Contudo a taxa de reembolso poderá ser cobrada dependendo da regra da passagem adquirida.

Remarcação: Se preferir, poderá remarcar sua viagem para qualquer período dentro de um ano, a contar da data da compra. A taxa de remarcação não será cobrada, incidindo apenas a diferença entre as tarifas, se houver cancelamento e reembolso.

A companhia também está oferecendo a mesma política para quem fizer uma reserva para voar até 30 se setembro de 2020.

Quem tem passagens de voos GOL emitidos com milhas Smiles também terá os mesmos direitos, podendo fazer o cancelamento do bilhete pelo app e pelo site da Smiles, ou via central de atendimento.

Voo Latam - Liberfly

LATAM

Como medida para conter o surto de coronavírus em seus países, os governos da África do Sul, Argentina, Austrália, Bolívia (a partir de 16 de março), Chile (a partir de 18 de março), Colômbia, Equador, Europa, Israel, Nova Zelândia, Paraguai (a partir de 16 de março) e Peru (a partir de 23h59 de 16 de março, por 15 dias) anunciaram que a entrada de estrangeiros estará suspensa por vias aéreas, marítimas e terrestres. Esta lista está em constante revisão. Diante dessa situação, a LATAM Airlines irá oferecer a seguinte flexibilidade para seus passageiros. Se você tem uma passagem internacional com origem ou destino nos países acima, com data de voo entre 9 de março e 31 de maio de 2020, poderá:

  • Reprogramar uma vez a data do seu voo, sem multas e sem diferença tarifária, para voar até 31 de dezembro de 2020, desde que mantenha o mesmo tipo de cabine do voo original
  • Reprogramar uma vez a data do seu voo, sujeito a multa e eventuais diferenças tarifárias, para voar depois de 31 de dezembro de 2020; OU
  • Fazer uma alteração de origem ou de destino, sem multas, mas sujeito à diferença tarifária e à validade do bilhete, para voar até 31 de dezembro 2020;
  • Reembolsar, sem multas, o seu bilhete e os serviços associados, desde que nenhum trecho já tenha sido utilizado.

AEROLINEAS ARGENTINAS

Passageiros com bilhetes com origem ou destino no Brasil em que o voo foi cancelado poderão remarcar a passagem sem taxa de remarcação e sem diferença tarifária para voar até 30 de novembro de 2020. Para voar no mês de dezembro, será cobrada a diferença tarifária se houver.

Clientes com passagens com origem ou destino no Brasil em que o voo está confirmado para voar entre 10 e 15 de abril poderão remarcar sem multa ou diferença tarifária para viajar até 30 de novembro de 2020. Para voar no mês de dezembro, será cobrada a diferença tarifária se houver.

Reivindicação Liberfly
Clique aqui para preencher nosso formulário e ser indenizado!

Viajantes com passagem com origem ou destino no Brasil em que o voo esteja confirmado para voar entre 15 de abril até 30 de novembro de 2020 poderão remarcar o bilhete pagando apenas a diferença tarifária se houver.

Remarcações e reembolsos devem ser solicitados através do mesmo canal pelo qual foram adquiridos.

AEROMEXICO

Clientes com bilhetes internacionais emitidos até 15 de março com e-ticket iniciado por 139 poderão remarcar a data da viagem ou trocar o itinerário sem multa com nova data de viagem até 28 de fevereiro de 2021. No entanto, será cobrada a diferença de tarifa se houver. A política é válida para passageiros com viagem até 30 de abril de 2020.

AIR CANADA

Passageiros com passagens emitidas até 4 de março para voar até 30 de abril de 2020 podem remarcar a viagem, alterar o destino ou cancelar a viagem e receber um crédito de mesmo valor pago pelo bilhete original. Em todos os casos não será cobrada multa de cancelamento ou de remarcação. A nova viagem deverá ser feita até 31 de dezembro de 2020. Será cobrada diferença tarifária se houver.

AIR CHINA

Todas aos bilhetes da companhia cujo bilhete eletrônico inicie com o número 999 emitidos até 27 de janeiro de 2020 para voos operados pela Air China ou voos em parceria com código CA com uma data de viagem posterior a 1 de janeiro de 2020 (inclusive), podem pedir o reembolso sem custo adicional, que deve ser pedido antes da partida do voo.

AIR EUROPA

Passageiros da Air Europa com bilhetes que comecem por 996 emitidos até 11 de março para viajar até 30 de abril de 2020 poderão remarcar sua viagem para voar até 15 de junho de 2020, podendo também alterar o destino, mas pagando a diferença tarifária se houver. É possível também receber o valor pago em forma de voucher que pode ser usado em até um ano após a sua emissão em qualquer voo da companhia. O voucher pode ser solicitado pelo site.

AIR FRANCE

A companhia está oferecendo remarcação sem custo para todos os passageiros que tenham reservados passagens para viajar até 31 de maio de 2020. Os passageiros terão até 30 de setembro para remarcar a nova viagem que deverá ocorrer até 30 de novembro de 2020. Será cobrada a diferença de tarifa, se houver.

Resolvendo problemas Liberfly
Clique aqui para preencher nosso formulário e ser indenizado!

Os clientes com viagem no mesmo período que desejarem cancelar a reserva poderão solicitar um voucher de mesmo valor da viagem original válido por um ano para uso em voos da Air France, KLM, Delta ou Virgin Atlantic. Para reembolso, será aplicada a regra da tarifa adquirida.

ALITALIA

Passageiros com passagem emitida até 3 de abril para viajar até 31 de maio de 2020 podem remarcar a viagem para viajar até 31 de dezembro de 2020 sem a cobrança de multa. É possível também cancelar a reserva e receber um crédito, válido por um ano, que poderá ser utilizado em uma viagem futura para qualquer destino servido pela Alitalia.

Clientes impactados por voos cancelados pela companhia podem solicitar remarcação, crédito para viagem posterior ou reembolso.

AMERICAN AIRLINES

A American Airlines suspendeu temporariamente suas operações no Brasil. Clientes impactados poderão remarcar seu voo ou solicitar o reembolso. Passageiros que compraram através de agências de viagens devem estar em contato com estas para remarcar ou pedir o reembolso.

AVIANCA INTERNACIONAL

A Avianca Internacional está oferecendo remarcação sem multa para passageiros com viagem internacional marcada até 30 de abril de 2020. Será cobrada a diferença tarifária se houver. A remarcação deve ser feita com pelo menos 15 dias de antecedência da data do voo original. O passageiro tem também a opção de deixar o bilhete em aberto para uso em uma viagem futura, mas é preciso informar a companhia através do site.

BOLIVIANA DE AVIACIÓN (BoA)

A companhia informou que os passageiros poderão reprogramar seus voos e conexões sem cobrança de penalidade e reajuste tarifário para passageiros afetados pelo cancelamento dos voos desde 9 de março a 1 de abril. A data limite para utilização é 31 de dezembro, observando a validade do bilhete e permanência de tarifa.

BRITISH AIRWAYS

Passageiros com viagem marcada com a British Airways entre 14 de março e 31 de maio de 2020 poderão solicitar o cancelamento da viagem e receber um voucher de valor pago para ser utilizado em até 12 meses após a data original de partida. O voucher pode ser solicitado pelo site.

Startup Liberfly
Clique aqui para preencher nosso formulário e ser indenizado!

Já para remarcações de bilhetes com viagem programada até 31 de maio de 2020, a alteração poderá ser feita sem multa de remarcação, incidindo apenas a diferença tarifária se houver. A remarcação também pode ser feita pelo site.

COPA AIRLINES

As operações da empresa estarão suspensas entre os dias 23 de março e 21 de abril de 2020. Cliente impactados deverão entraram em contato para verificar as opções de reembolso, acomodação ou remarcação.

Clientes que tiverem adquirido a passagem através de uma agência de viagens, deve procurar este.

DELTA

Passageiros voando com a Delta nos meses de março, abril e maio de 2020 poderão remarcar seu bilhete, inclusive alterando o destino, uma vez sem cobrança da taxa de remarcação sujeito à cobrança da diferença tarifária. A nova data deverá ser até 31 de dezembro de 2020 ou até a validade do bilhete original (o que ocorrer primeiro). É possível também fazer o cancelamento da viagem e receber um crédito para uso futuro.

Clientes que tiverem adquirido a passagem através de uma agência de viagens, deve procurar este.

EMIRATES

Passageiros com bilhetes emitidos até 31 de março que tenham sido afetados por proibição de viagem (onde houver notificação do governo proibindo viagens), alerta de viagem (alerta geral do governo contra viagens não essenciais), requisitos de quarentena (quarentena obrigatória na origem ou no destino), bloqueio temporário (países nos quais o governo declarou bloqueio obrigatório e, portanto, os clientes não conseguem chegar ao aeroporto) ou cancelamento do voo por parte da Emirates, poderão remarcar a passagem sem multa. A nova data deverá respeitar a validade do bilhete original e será cobrada a diferença tarifária se houver.

É possível também solicitar um voucher de mesmo valor da passagem original que pode ser requerido pelo site.

Compensação Liberfly
Clique aqui para preencher nosso formulário e ser indenizado!

Clientes que tiverem adquirido a passagem através de uma agência de viagens, deve procurar este.

ETHIOPIAN AIRLINES

A companhia está oferecendo isenção na taxa de remarcação para clientes com viagem marcada entre 1 de março e 30 de junho de 2020. No entanto, poderá incidir diferença tarifária, se houver. A nova data de viagem poderá ocorrer até 31 de dezembro de 2020. Os passageiros também poderão solicitar um crédito de mesmo valor do bilhete original que será válido por 12 meses a partir da data de emissão.

Clientes que tiverem adquirido a passagem através de uma agência de viagens, deve procurar este.

FLYBONDI

A low-cost argentina está permitindo remarcação e cancelamento sem multa cobrando apenas a diferença tarifária, se houver.

As remarcações podem ser feitos pelo site. Já para cancelar, é necessário enviar um e-mail para cv19@flybondi.com solicitando o envio de um voucher com o valor original do bilhete.

A medida vale para voos até 30 de março de 2020.

Saiba mais no site da companhia.

IBERIA

Se você tiver um bilhete emitido com a Iberia até 11 de março para voar até 30 de abril de 2020, poderá remarcar para viajar até 31 de março de 2021, exceto datas comemorativas. É possível também solicitar um voucher com o mesmo valor da passagem preenchendo um formulário online. O voucher será válido até 31 de março de 2021.

Central de atendimento da empresa no Brasil: 0800 886 82 66 / (11) 3956-5999

Confira o informativo no site da empresa.

KLM

A companhia está oferecendo remarcação sem custo para os passageiros que tenham reservas para viajar até 31 de maio de 2020. Os passageiros poderão remarcar a nova viagem para até 30 de novembro de 2020 desde que o novo voo tenha disponibilidade na mesma classe tarifária adquirida originalmente.

Ajuda - Liberfly
Clique aqui para preencher nosso formulário e ser indenizado!

Os clientes também poderão solicitar o cancelamento e receber um crédito válido por um ano para uso em voos da Air France, KLM, Delta ou Virgin Atlantic.

JETSMART

Passageiros com viagem até 31 de março de 2020 poderão remarcar suas passagens alterando a data ou destino para voar até 30 de junho de 2020 sem cobrança de taxa de remarcação ou diferença de tarifa. Caso o cliente deseje remarcar para uma data além do dia 30 de junho, será cobrada a diferença tarifária se houver.

A remarcação poderá ser feita pelo site ou central de atendimento (11) 3042-1183.

Mais detalhes no site da companhia.

LUFTHANSA

A companhia alemã está oferecendo aos passageiros com bilhetes emitidos até 31 de março, com viagem marcada até 31 de dezembro de 2020, a possibilidade de remarcar sem multa. O bilhete deverá ser remarcado até 31 de agosto mas a nova viagem poderá ocorrer dentro da validade original do bilhete ou até 31 de dezembro de 2020 (o que ocorrer primeiro).

Se você através de uma agência de viagens, entre em contato com este.

NORWEGIAN

Clientes da empresa norueguesa com bilhetes emitidos até 22 de março para voar até 30 de novembro de 2020 estão isentos da taxa de remarcação. No entanto, só é possível remarcar para outro voo em que haja disponibilidade no mesmo tipo de bilhete. Poderá ser cobrada diferença tarifária, se houver.

Se você através de uma agência de viagens, entre em contato com este.

QATAR AIRWAYS

Passageiros com viagem até 30 de setembro de 2020 poderão remarcar a viagem sem cobrança da taxa de remarcação ou solicitar um voucher com o valor da viagem desde que seja solicitado em pelo menos três dias de antecedência do voo original. A diferença tarifária poderá ser cobrada, se houver.

Reivindicação - Liberfly
Clique aqui para preencher nosso formulário e ser indenizado!

Vale lembrar que a entrada no Qatar estará restrita a cidadãos do país até 1 de abril de 2020. Ainda está sendo possível fazer conexão no país seguindo para outros lugares.

SKY

Passageiros da low-cost chilena com viagem marcada até 31 de março podem remarcar seus voos, inclusive mudando a rota, sem cobrança da multa de remarcação para voar até 31 de dezembro de 2020. No entanto, poderá incidir a diferença tarifária se houver.

As solicitações podem ser feitas através de um formulário no site da companhia.

Confira o comunicado da companhia no site.

SWISS AIR

Passageiros com bilhetes da Swiss Air para viajar até 31 de dezembro estão isentos da taxa de remarcação para alterar a data ou o destino da viagem. A nova viagem deverá ocorrer até 31 de dezembro de 2020, no entanto, os clientes devem reemitir o bilhete até 31 de agosto. Caso haja diferença tarifária, ela será cobrada ao cliente.

Central de atendimento da empresa no Brasil: (11) 4700-8910 / 0800 595 0728

TAP PORTUGAL

A empresa portuguesa ampliou a possibilidade de remarcação dos voo, sem o pagamento da taxa de alteração associada, para qualquer rota TAP e para qualquer data de viagem. A partir de agora, a alteração da reserva poderá ser feita até 24 horas antes da partida do seu primeiro voo, remarcando a nova viagem para qualquer destino e iniciando a viagem até 31 de dezembro de 2020. As diferenças tarifárias serão aplicáveis, caso existam.

Em alternativa, caso não pretenda remarcar a viagem, a empresa emitirá um voucher, enviado por e-mail, com validade de um ano, para utilização numa viagem futura à escolha.

Ajuda Liberfly
Clique aqui para preencher nosso formulário e ser indenizado!

Para bilhetes de milhas, compradas no âmbito do Programa TAP Miles&Go, também poderá pedir a alteração sem pagamento da taxa de alteração. No caso de pedir o reembolso, todas as milhas serão devolvidas para a Conta de Cliente e todos os valores pagos em dinheiro serão reembolsados com emissão de voucher, sem cobrança de taxa de cancelamento.

Central de atendimento da empresa no Brasil: 0300 210 6060 / 0800 727 23 47 / (11) 2131-1200

A alteração ou emissão do voucher pode ser feita pelo site.

Saiba mais informações no site da companhia.

TURKISH AIRLINES

A Turkish permite que clientes com passagem emitida até 12 de março com viagem marcada para até 31 de dezembro de 2020 remarquem seus bilhetes sem taxa de remarcação. A alteração poderá ser feita somente uma vez para viajar até 28 de fevereiro de 2021.

Os clientes podem tirar dúvidas no (11) 3878-8199 e conferir mais informações no site da companhia.

UNITED AIRLINES

Passageiros com bilhete emitido até 2 de março para voar entre 9 de março e 31 de maio de 2020 estão isentos da taxa de remarcação. A nova viagem deve ocorrer até o dia 31 de dezembro de 2020 ou até 12 meses após a emissão do bilhete original (o que ocorrer primeiro).

A empresa está oferecendo atendimento por Whatsapp (11) 98801-5875 / loja.sp@united.com / (11) 3145-4200 / 0800 16 2323

Veja mais detalhes no site da empresa

Resolvendo problemas - Liberfly
Clique aqui para preencher nosso formulário e ser indenizado!